2026
sábado
22
ago
09:00-17:00
Biblioteca Central Cesar Lattes
|
1º Piso
♻️ Veja a Sustentabilidade na Prática no CP2B! – Parceria com o NIPE + CP2B
Venha conhecer de perto o nosso reator CSTR e descubra como a pesquisa na Unicamp cria
soluções reais e sustentáveis para o planeta.
Divirta-se com os nossos jogos, conheça a equipe e conecte-se com o futuro!
Vem conhecer a gente!
- O Contexto: O que você faz com o resto de comida da sua casa ou com os resíduos produzidos em grandes fazendas? O CP2B estuda como transformar esse “passivo ambiental” (o lixo) em riqueza energética.
- O que o público verá no estande: Os estudantes poderão ver de perto o funcionamento de um reator biológico (biodigestor) em escala de demonstração. O estande vai explicar o processo químico e biológico que acelera a decomposição da matéria orgânica para gerar o biogás e, indo além, como esse gás é refinado para se transformar em biometano — um combustível limpo que pode abastecer carros, ônibus e indústrias, substituindo o petróleo.
- Interatividade: Será distribuída uma cartilha com uma história lúdica e ilustrada, criada especialmente para traduzir a ciência complexa do reaproveitamento de resíduos urbanos e rurais em uma narrativa divertida e fácil de entender.
