Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na Unicamp, a formação dos alunos acontece não só nas salas de aula, laboratórios, estágios, visitas técnicas, estudos de campo e outros espaços tradicionais de construção de conhecimento, mas também por meio da possibilidade de participação voluntária em um amplo e diversificado leque de organizações estudantis.

A partir de seus diferentes projetos e propostas, essas organizações promovem uma aproximação efetiva e transformadora entre alunos, docentes, sociedade civil, órgãos públicos e iniciativa privada. Tais ações resultam em laboratórios de formação bastante interessantes e projetos de extensão importantes para a interação entre Universidade e sociedade e, além disso, fomentam o desenvolvimento de vocações da instituição como, por exemplo, o empreendedorismo. O protagonismo estudantil na Unicamp traz um aporte relevante para o fomento da interdisciplinaridade e para a construção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Por meio de empresas juniores, atléticas, centros e diretórios acadêmicos e capítulos de organizações internacionais como AIESEC, Enactus, Baja, Share, entre outras, os estudantes organizam semanas de palestras e workshops; realizam consultorias empresariais em diversas áreas; constroem veículos de competições off-road; fomentam o voluntariado universitário e o empreendedorismo social; promovem competições esportivas e trabalham para o desenvolvimento de suas próprias habilidades para ingresso no mercado de trabalho.

Há também várias iniciativas de grupos de alunos no sentido de desenvolver startups, pequenas empresas em estágio inicial em busca de modelos de negócio adequados às suas necessidades e potencialidades. Todas estas ações são atividades extracurriculares, nas quais os alunos se envolvem por iniciativa e responsabilidade própria, solicitando ou não o apoio pontual de alguns professores. Esta parece ser uma evidência de que muitos alunos da Universidade consideram-se atores principais de sua própria formação, tanto acadêmica quanto profissional – característica considerada vital por muitos estudiosos da educação no século 21.


Escolhemos algumas destas atividades para que você conheça um pouco mais sobre o protagonismo estudantil na Unicamp:

ICE CREAM LAB

Este grupo de alunos dos cursos de nutrição, engenharia e administração estão produzindo, na própria faculdade, sorvetes com sabores inusitados: chocolate com pimenta e sorvete de rosa. Mas não só: o objetivo é transformar a iniciativa em uma startup dentro da Faculdade, fazer parcerias com empresas de Limeira e região, e começar a produzir comercialmente.

Os alunos de nutrição desenvolvem os sabores, o pessoal de gestão trabalha as questões administrativas, comerciais, financeiras e estratégias para levar esse produto para o mercado, e a equipe de engenharia tem a visão de projetar e levantar os itens e processos necessários para que o grupo seja capaz de trabalhar em escala.

O grupo participou de um edital lançado pela diretoria da FCA no final de 2014 e foi selecionado. Com o recurso, puderam comprar alguns insumos e a máquina para produzir o sorvete. Orientados agora pela Professora Adriane Antunes, a meta do grupo é desenvolver sabores de sorvetes que sejam mais saudáveis e possam ser enriquecidos nutricionalmente.


Confira a opinião de alguns membros do Ice Cream Lab sobre a importância deste projeto em suas vidas acadêmicas e profissionais:

“Ser coordenadora do Projeto Ice Cream Lab vem sendo uma experiência enriquecedora. A cada dia aprendemos algo novo e diferente, junto com os integrantes do projeto. Esta é uma fórmula na qual se misturam vivência prática e conteúdos de várias disciplinas, abraçadas por um tema comum.”

Marina Dorigão, aluna do curso de Nutrição


“É uma experiência muito interessante estar em um projeto em conjunto com outras áreas, como a engenharia e a gestão. É muito importante sair da sala de aula e ter experiências práticas. É um grande aprendizado para o futuro como profissional da área da nutrição que, possivelmente, irá trabalhar dentro de uma equipe multiprofissional.”

Camila de Mello Marsola, aluna do curso de Nutrição


“É uma experiência única, já que o projeto simula as atividades de uma jovem empresa. Os alunos são inseridos em situações de tomada de decisão e seu envolvimento é crucial para o sucesso do empreendimento, uma vez que todas as áreas estão entrelaçadas e são interdependentes. Todas as nossas competências são testadas e o conhecimento adquirido ao longo da graduação é posto em prática. O projeto possibilita que os alunos se aprofundem em áreas de interesse e comecem a perceber em que departamentos da empresa gostariam de trabalhar.

A ideia é que todos os envolvidos no projeto possam desenvolver competências, aplicar na prática os temas aprendidos em sala de aula e gerar no campus da FCA um estímulo ao empreendedorismo e a inovação, de forma a estimular novos projetos que venham a impactar de forma positiva a sociedade.”

Alex Matioli, aluno de Gestão do Agronegócio e coordenador do Ice Cream Lab

Contato: Alex Matioli – alex.matioli@gmail.com


VOU VARRENDO

O site Vou Varrendo foi criado para aproximar diaristas e estudantes com demanda por serviços de limpeza em Limeira. Na época de seu lançamento, em 2014, o projeto foi amplamente divulgado em veículos locais e regionais (TVs, internet, jornais impressos) e recebeu bastante atenção da mídia e, atualmente, o grupo busca parceiros comerciais interessados em investir na ideia. Segundo Reinaldo Amaral, aluno de Administração Pública e fundador do site, conta que o projeto já colaborou para a melhora da vida financeira de cerca de doze mulheres. “Temos muitos depoimentos positivos. A Lilian, por exemplo, conseguiu, através das diárias, bancar a festa de 15 anos de sua filha, que tinha este sonho. A Dani deixou seu emprego anterior e passou a ganhar mais com as faxinas, além de ter mais tempo para ficar com sua filha”, conta.

O projeto surgiu após um grupo de alunos de Administração e Administração Pública cursar a disciplina de Empreendedorismo, ministrada pela Professora Muriel Gavira e notar que havia dentro da própria Faculdade uma oportunidade de negócio. “A empresa foi criada com o propósito de gerar oportunidades de trabalho para as profissionais autônomas da área da limpeza, divulgando seus serviços e facilitando o contato com possíveis clientes dentro e fora da FCA”, explica Reinaldo.

Atualmente há cerca de 60 profissionais interessadas em se cadastrar no projeto. O site tem uma linguagem divertida, que valoriza as qualidades e informa os contatos de cada uma das “deusas da limpeza”, assim como os tipos de serviços oferecidos: faxina leve, faxina pesada, lavar louças, lavar roupas, etc. Os usuários também podem deixar “feedbacks” sobre os serviços contratados.

Também foi criado um perfil fictício nas redes sociais, “Maria Geny”, que divulga as profissionais e os serviços através de posts e mêmes. “Sou mulher, sou mãe, sou filha e avó. Sou a representação do fracasso e do sucesso, da força e da fraqueza. Já trabalhei em banco e na roça. Sou o suor da graça e da limpeza, sou a diarista e a mensalista, sou eu, necessária, única, sou eu a Deusa da Limpeza que sempre fui, mas que agora me vejo”, diz uma das publicações.

A ideia é, no futuro, criar uma empresa para oferecer treinamento e mais qualificação para as profissionais, incluir outros tipos de serviços (pedreiros, encanadores, etc) e aceitar pagamentos com cartão de crédito.


Confira aqui reportagem do G1 Piracicaba sobre o projeto. “Site ajuda estudantes da Unicamp a achar “deusas da limpeza” em Limeira”.

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2015/01/site-ajuda-estudantes-da-unicamp-achar-deusas-da-limpeza-em-limeira.html

Saiba mais!

Ir para o topo