Múltiplo campo de atuação profissional
Planejamento, estruturas e construção civil, saneamento e ambiente, recursos hídricos, energéticos, ambientais, geotecnia e transportes são algumas das áreas de atuação
O campo de atuação do engenheiro civil sempre foi muito amplo. Exige do profissional uma formação capaz de atender a demandas de caráter diverso, tais como projetos e a construção de edifícios residenciais, institucionais e comerciais, ferrovias e rodovias, portos e aeroportos, barragens e usinas hidrelétricas, redes para serviços de telecomunicação, sistemas de saneamento básico e demais elementos de infraestrutura territorial e urbana. Por seu alto grau de diversidade e complexidade, a atividade requer profissionais com conhecimentos sólidos em áreas como hidráulica e saneamento, estradas, transportes, geotecnia, estruturas, gestão de projetos, tecnologia e materiais de construção civil. No curso de graduação em Engenharia Civil da Unicamp o aluno adquire esses conhecimentos de maneira profunda e abrangente, cumprindo um currículo em que se destacam disciplinas voltadas às mais modernas tecnologias construtivas e às mais adequadas concepções de desenvolvimento e sustentabilidade. O aluno deverá escolher uma ênfase dentre as oferecidas pela Faculdade de Engenharia Civil (FEC): Estruturas, Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais, Gestão do Projeto e da Construção, Saneamento e Ambiente, Transportes e Geotecnia. Além disso, o aluno deverá cumprir, no seu último ano, um estágio supervisionado e apresentar um Trabalho Final de Curso. O currículo é composto por disciplinas de formação básica ou profissionalizante. As primeiras agregam conteúdos de matemática, física, química e suas ramificações; resistência dos materiais; mecânica dos fluídos; teoria de estruturas e eletrotécnica, além de computação. A formação profissional inclui, entre outros tópicos, estruturas de concreto, aço e madeira; sistemas prediais; saneamento, recursos hídricos, materiais e técnicas de construção, obras de terra, projetos de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. O programa do curso agrega, também, temas de caráter humanístico ligados ao meio ambiente, ao espaço urbano e ao gerenciamento de recursos humanos e naturais.
A Faculdade
Ao longo dos seus 48 anos de existência, a FEC foi capaz de aliar à solidez do currículo uma excelente infraestrutura e um corpo docente altamente qualificado. Os seus laboratórios cobrem as grandes áreas de formação do curso e, dos professores de graduação, 97% possuem titulação mínima de doutor e mais de 94% dedicam-se integralmente ao curso. A FEC cumpre relevante papel social, com atividades de prestação de serviços à comunidade, por meio de convênios com entidades públicas e privadas.
Possibilidades de atuação
As atividades profissionais do engenheiro civil têm o objetivo de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e organizações humanas, atuando esse profissional nas fases de concepção, construção ou montagem, operação, manutenção e gestão de empreendimentos civis: edificações e elementos de infraestrutura territorial e urbana. Os parâmetros que norteiam seu trabalho são a qualidade, a segurança, a funcionalidade e a economia. O profissional poderá atuar também como pesquisador e professor universitário.
Período: diurno em período integral
Vagas: 80
Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 34,6 / 2ª fase – 6,1
Integralização: 10 semestres
Unidade: FEC – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
www.fec.unicamp.br
secgrad@fec.unicamp.br
Tel.: (19) 3521.2407