O profissional das soluções inovadoras
Formação que privilegia a criatividade, a autonomia e a capacidade de trabalhar em equipe
Profissional das soluções inovadoras, o engenheiro mecânico formado pela Unicamp tem encontrado grandes oportunidades de atuação no mercado. É o reflexo de uma formação que privilegia a autonomia e a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, graças a uma formação básica sólida e a um constante aperfeiçoamento técnico aliado às preocupações ambientais, éticas, técnicas e econômicas. Além da formação básica, a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) privilegia as atividades experimentais e extracurriculares, que, aliadas aos conhecimentos teóricos, fortalecem a capacidade de criação e análise crítica. É constante o estímulo à organização dos estudantes em trabalhos práticos. A Faculdade de Engenharia Mecânica possui convênios com escolas europeias que permitem o intercâmbio, inclusive com a possibilidade de obtenção de duplo diploma.
Amplo campo de atuação
O curso de Engenharia Mecânica é diurno, funciona em período integral e pode ser integralizado em cinco anos. O engenheiro mecânico tem um vasto campo de atuação nos vários setores industriais. O profissional formado poderá elaborar estudos e projetos; participar da direção, fiscalização e construção de máquinas e motores, instalações mecânicas, termodinâmicas, eletromecânicas, de trabalhos de instalação mecânica referentes à energia térmica e o aproveitamento da energia, energias alternativas, conservação de energia, motores, sistemas térmicos, e de trabalhos de organização e gerenciamento industrial, referentes ao processo e ao produto. Poderá tratar de assuntos de engenharia legal, além de atuar como pesquisador e professor universitário. Nas disciplinas de formação básica, o aluno estuda matemática, física, química, informática, desenho, resistência dos materiais e eletrotécnica. No currículo também há disciplinas de formação geral, como ciências sociais, administração, economia e ciências ambientais. Da formação profissional constam elementos de máquinas, vibrações, mecânica dos sólidos, mecanismos e dinâmica de máquinas, tecnologia mecânica, processos mecânicos e metalúrgicos de fabricação, automação da manufatura, ciência e tecnologia dos materiais, termodinâmica, transferência de calor, mecânica dos fluidos, sistemas térmicos, sistemas fluidomecânicos, máquinas de fluxo, controle de sistemas, entre outras matérias. Assim, busca-se formar um engenheiro com conhecimentos básicos para atuar em praticamente todos os campos das ciências tecnológicas aplicadas. Trata-se de um dos profissionais de engenharia com a maior empregabilidade do mercado.
Completa infraestrutura
Além do qualificado corpo docente, constituído em sua quase totalidade por professores doutores com dedicação integral, a FEM dispõe de uma completa infraestrutura de ensino e pesquisa, contando com vários laboratórios específicos e salas de ensino computacional.
Período: diurno em período integral
Vagas: 140
Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 21,5 / 2ª fase – 6,5
Integralização: 10 semestres
Unidade: FEM – Faculdade de Engenharia Mecânica
www.fem.unicamp.br
cgfem@fem.unicamp.br
Tel.: (19) 3521.3161 / 3521.3249