Gincana da Semana de Ensino de História
Fazendo o uso das duas horas disponíveis vamos buscar de maneira lúdica e pedagógica, executar três atividades diferentes que visam trazer e ensinar um pouco da função do historiador. Começando por uma roda de conversa que servirá para apresentação dos visitantes e discentes, servindo também para tirarmos dúvidas em relação ao curso de história, em seguida teremos o jogo da memória com o intuito de apresentar de maneira lúdica algumas personalidades negras históricas e por fim teremos uma análise de fonte que será feita em grupo pelos visitantes com auxílio dos discentes. A partir disso, esperamos demonstrar aos visitantes um pouco do que os aguarda no curso de história.
Descrição detalhada:
Primeira Atividade – Roda de conversa: (duração: 30 minutos)Reuniremos os alunos em uma roda com o intuito de integrar a todos os visitantes e discentes, começaremos a nós apresentar e pediremos que façam os mesmo, a partir disso vamos trazer algumas dúvidas frequentes dos cursos e claro responder às principais dúvidas deles gerais também do curso.
Segunda Atividade – Jogo da memória: (duração: 40 minutos) Será preparado um material que constará com 10 pares de personalidades negras históricas e quem foram essas figuras (sendo 20 folhas de papel ao todo), onde haverá um título (personalidade) e uma definição (quem foi essa pessoa). Partindo para a prática pedagógica em si, os visitantes serão divididos em 4 grupos, para facilitar na realização do jogo. Os grupos receberão os 10 pares, os quais serão embaralhados no chão. Com os pares bem embaralhados, daremos início à atividade, como um jogo da memória tradicional. O jogo será encerrado quando os grupos conseguirem achar todos os respectivos pares.
Terceira Atividade – Análise de fonte: (duração: 50 minutos) Vamos providenciar impresso uma fonte histórica curta a ser distribuída entre os visitantes de modo que cada um tenha uma folha em mãos, a partir disso vamos mostrar algumas perguntas que devem ser feitas à fonte e respondidas. Em seguida deixaremos um tempo para que façam a leitura e respondam às nossas perguntas, ao final desse tempo vamos perguntá-los sobre as respostas e trazer uma discussão sobre a fonte em questão.