Ciências Sociais Filosofia História

O Coletivo Carlos Marighella, propositor do projeto de extensão “Cozinha Solidária São Marcos” para licenciaturas (FE), busca apresentar opções de projetos de extensão popular dentro da UNICAMP com o intuito de destacar a construção de atividades que organizem o uso da capacidade criativa e produtiva do povo brasileiro. A Universidade segue sendo disputada por concepções elitistas, por um currículo voltado para os interesses do mercado e não da classe trabalhadora. Assim, acreditamos que os projetos devem ser cada vez mais voltados para melhorar a vida da população das periferias, e que as universidades se somem aos movimentos populares pelo fim do déficit habitacional, por saúde, soberania alimentar e saneamento básico. Cotas, permanência, acessibilidade, vagas, etc. A única forma da universidade servir o povo é se ela for ocupada e construída também por ele para o acesso ao conhecimento e a produção e compartilhamento de saberes e memórias, e de produção cultural, artística e de socialização das massas.