Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu
O Núcleo de Estudos de Gênero Pagu foi criado em 1993, junto com a Cadernos Pagu, com o objetivo de produzir e divulgar conhecimento os estudos de gênero, considerando a articulação dessa categoria a outras diferenças sociais - raça/etnia, nacionalidade, classe, geração, sexualidade.
A Cadernos Pagu, indexada na ScIELO, na Scopus, na Redalyc (desde 2022) e LatinRev (desde 2021), sendo considerada uma das top 100 revistas publicadas em idioma português, com valor do índice-h5 28. Ao longo de seus 30 anos, suas pesquisadoras receberam diversos prêmios, participaram de conselhos nacionais e seus estudos já informaram e informam pareceres, leis já aprovadas e políticas públicas no campo dos direitos humanos.
Atualmente, o Pagu faz parte da comissão executiva da Rede Nacional de Centros e Núcleos de Pesquisas Feministas, Caleidoscópio e aprovou, em 2022 a constituição de um INCT de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas múltiplas insurgências, no qual atuam como pesquisadoras, na vice-coordenação e no conselho gestor.